Nesta segunda-feira (25) a Secretária do Trabalho e Assistência Social Regina Becker, falou sobre assuntos relacionados a pasta em âmbito estadual, em entrevista à Studio.
No tocante aos desempregos, Regina afirmou que o Governador Eduardo Leite organizou um gabinete de crise para controle e, nele, separou três diferentes comitês: o de análise de dados, segurança e o de finanças e economias. Um quarto foi criado, posteriormente, direcionado para as políticas sociais e educação, com o intuito de observar os efeitos da pandemia, entre eles o desemprego, para poder tomar as medidas corretas. Neste canário uma das principais questões é como inserir as pessoas novamente no mercado de trabalho.
Uma das soluções, até o momento é o Microcrédito, crédito que pode ser de valores pequenos até mais altos, de 200 mil reais, e serão estendidos pelas empresas financiadoras. As condições são positivas, juros de 8% ao ano e com carência de um ano, para que a economia possa voltar a funcionar, esta que tem por base os microempreendedores. Por conta desta grande importância destes profissionais, o governo está voltando um olhar especial para este setor.
A diferença deste programa com o antigo é de que anteriormente o estado ficaria como avalista e agora, não será assim, quem busca o empréstimo precisará trazer o seu avalista. Outra mudança é que não terá mais o agente, agora será a própria agência financiadora que faz a negociação.